Cultura

por nat publicado 26/05/2017 10h55, última modificação 29/05/2017 10h17

FESTAS TRADICIONAIS

Treze de maio

Todos os anos no dia treze de maio, aprecia-se pelas ruas da cidade a congada, festejando a libertação dos escravos. Dançam e cantam nesse dia, ao ritmo das caixas e das violas, com a apresentação de suas danças próprias. As crianças, os moços e os velhos, estes últimos, geralmente mais entusiasmados e devotos, formam todo um conjunto harmonioso, ritmado e uma Coreografia que a civilização dificilmente conseguirá extinguir. Neste mesmo dia é festejado o Santo Negro “São Benedito”, isto já é tradição em nossa cidade.

Festa da Padroeira

No dia 25 de novembro de todos os anos nossa cidade está em festa. É a data consagrada a Santa Catarina de Alexandria, a Padroeira de Natércia. Nesse evento todos os natercianos, mesmo os que, diversos motivos se ausentaram da cidade, procuram estar presente neste dia.

Exposição Agropecuária

Já se tornou tradição em nossa cidade, na última semana de agosto a exposição agropecuária, onde há a participação dos fazendeiros no concurso leiteiro.  Acontecem desfiles de cavaleiros e também de carros-de-boi. À noite há sempre as apresentações das escolas estadual e municipal, desfile de Miss: bonecas, mirins, exposição e boa vizinhança. Além disso são propiciados à população Shows diversos, todas as noites.

 Romaria

Graças ao esforço de pessoas como João de Souza, Aplínio Arantes e cônego Francisco Bustamante é que foi possível a oficialização de um evento religioso há muito idealizado pelos paroquianos de Natércia: a Romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Há 64 anos, em meados de 1937, o Pároco de Natércia (na época Santa Catarina) Francisco Fortes Bustamante propôs ao Sr. João de Souza a criação de uma Romaria oficial a Aparecida. De pleno acordo com a louvável iniciativa o Sr. João de Souza assumiu a posição de dirigente geral do movimento e estendeu o convite ao Sr. Aplínio Arantes, que foi nomeado chefe de grupos, ou seja, o encarregado de organizar e liderar os grupos de romeiros.

A primeira Romaria foi realizada no dia 15 de junho de 1937.

Atualmente tomou-se uma medida no sentido de tornar possível a participação de professores e alunos: a romaria ficou firmada para toda primeira segunda-feira do mês de julho.

Atualmente o dirigente geral da Romaria é o Sr. Luiz Rodrigues de Souza e outras pessoas que são encarregadas de organizar e liderar os grupos de romeiros que vão a pé, a cavalo, de bicicleta, de carro e de ônibus.

Através dessa romaria, sentimos viva a cultura do nosso povo, enfim, a religião inculturada.